top of page

Axis Tai Chi

       A Axis – Associação Cultural e Esportiva Tai Chi Chuan de Osasco foi fundada em 1989. Seu fundador, Mestre Carlos Sallaberry, chegou a Osasco em 1980 e sempre se dedicou a ensinar artes marciais à comunidade local .
       Desde o início, a Axis dedicou-se a divulgar e desenvolver estudos e práticas do Tai Chi Chuan. Esta Arte Marcial chinesa é muito antiga e conhecida principalmente pelos inúmeros benefícios que traz à saúde física e mental. Muito praticado também na Europa e EUA, o Tai Chi Chuan promove um grande bem estar aos seus praticantes, trazendo flexibilidade e alongamento, melhora no sistema respiratório e circulatório, além de tranqüilidade e harmonia internas, tão importantes nos dias de hoje para combater o stress.
       Nestes 13 anos, Mestre Carlos Sallaberry já ministrou centenas de aulas e palestras gratuitas em escolas, creches, sindicatos, praças públicas, levando à população de Osasco este conhecimento que é tão valioso para a preservação da saúde, orientando com técnicas naturais de auto-cuidado e fortalecimento pessoal.
       A Axis sempre abriu seu espaço para exposições de artistas plásticos locais, apresentações de grupos de teatro e recitais de música e poesia.
       Participou de todos os “Encontros de Artes Marciais de Osasco”, desde a organização do 1º, em 1988, contribuindo para a divulgação das artes marciais e estimulando a qualidade e a seriedade do trabalho educacional das academias.
       Com o objetivo de enriquecer a cultura local, a Axis já trouxe para Osasco grandes autoridades nacionais da saúde como Dr. José Ângelo Gaiarsa  e Juracy C. Cançado e internacionais como Dr. Duk Ki Kim (Coreia) e Dr. Ernesto Garcia (Cuba). Também especialistas internacionais em Tai Chi Chuan e Chi Kung como Dr.Daniel Michel (França) e Jorge Casella e Fernando Chedel (Argentina) e Chen Guo Suo (China).
       A Axis é pioneira (no Brasil com certeza e talvez no Ocidente) no ensino do Tai Chi Chuan para Crianças (desde 1993), com metodologia própria – exercícios respiratórios (Tai Chi e Chi Kung), alongamentos (Jogos dos Animais, Pa Tuan Chin), jogos (atividades lúdicas) e auto-massagem . Este trabalho é realizado pela Dra. Rita de Cássia Ferreira Lourenço, Terapeuta Ocupacional formada pela USP, especialista em saúde mental e  arte terapia e professora de Tai Chi Chuan, que tem se dedicado a pesquisar e aprimorar o método Axis para crianças que já beneficiou o crescimento saudável e natural de centenas de crianças em nossa cidade.
       Em 2000 a Axis filiou-se à Federação Paulista de Kung Fu, que congrega as artes marciais chinesas, incluindo o Tai Chi Chuan ( que está em processo de oficialização como Esporte Olímpico –  TaiJiQuan-Wushu). Graças à dedicação e à qualidade técnica que Mestre Carlos desenvolve com seus alunos, hoje é a maior delegação em campeonatos oficiais, sendo TRI – Campeã Paulista (2002) e Campeã Brasileira(2000 e 2002). Já trouxe para Osasco 248 medalhas além de vários troféus por disciplina, organização e melhor colocação de atletas.
       A Axis também participa do movimento “Dia Mundal do Tai Chi”, evento que acontece em cidades do mundo inteiro para divulgar “estes exercícios maravilhosos”(www.worldtaichiday.org).
       Outra frente importante de atuação da Axis é a terapia natural, principalmente a Medicina Tradicional Chinesa. Mestre Carlos é filiado ao SATOSP (Sindicatos dos acupunturistas e terapeutas orientais de São Paulo) e à AMECA (Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil) e por 2 vezes: 1998 em Barcelona-Espanha e 2000 em Seul-Coréia representou o Brasil no Congresso Mundial de Acupuntura da WFAS (World Federation of Acupuncture and Moxibustion Societies), instituição reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
       Desde 1996 a Axis mantém o “Grupo de Estudos de Medicina Tradicional Chinesa”, que aprofunda e atualiza constantemente  os conhecimentos em acupuntura (sistêmica, constitucional, Koryo Sooji, aurículo, moxabustão, cromoterapia), técnicas de massagem, através de cursos, worshops, encontros e vivências.

bottom of page